O Museu do Amanhã

O amanhã já está presente entre nós, pelo menos construido. Inaugurado em dezembro do ano passado o novo museu do Rio de Janeiro, conhecido como Museu do Amanhã já possui longas filas para ser visitado. O projeto do museu foi desenvolvido em 2009, pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, e tinha previsão de ser inaugurado em 2012, o que não aconteceu. Os projetos de Calatrava costumam ser inspirados em formas orgânicas e não foi diferente com esse museu, inspirado pelas bromélias que viu em uma das pesquisas de campo que ele fez pelo Rio de Janeiro, mais especificamente no Jardim Botânico.

Encabeçado pela prefeitura do Rio de Janeiro e a Fundação Roberto Marinho ele fez parte do Programa Porto Maravilha, que idealiza a revitalização da zona portuária. Ele fica localizado no Pier Mauá com vista panorâmica para a Baía de Guanabara.

mapa museu amanha

Implantação

O projeto apresenta uma área construida de 15 mil metros quadrados, e está implantado numa área de aproximadamente 35 mil metros quadrados. Em relação a sua estrutura ele possui 2 pisos ligados por rampas e um subsolo. No primeiro piso está localizado as exposições temporárias, o auditório com 400 lugares, restaurante, lojas e a administração. O segundo piso é reservado totalmente para a exposição de longa duração.

Planta Baixa

Planta Baixa

Pensado com ideais sustentáveis o Museu do Amanhã aproveita ao máximo a luz natural em todo edifício. Possui grandes aberturas com vidros em suas fachadas e nas laterais, além  da cobertura formada por estruturas metálicas que se movimentam de acordo com a posição do sol durante todo o dia, e ainda absorvem a luz solar graças aos painéis fotovoltaicos.

Exemplificação do movimento das abas da cobertura

Exemplificação do movimento das abas da cobertura

Para a climatização dos ambientes internos eles utilizam a água da baía de Guanabara e a reutilizam no espelho d’água. Foram instaladas seis bombas no subsolo do museu, que bombeiam a água da parte mais funda, consequentemente a mais fria, e fazem a troca de calor no sistema de refrigeração. Depois armazenam a água no espelho e por fim a devolvem para a baía por uma cascata.

Representação do museu do amanhã visto de cima

Representação do Museu do Amanhã visto de cima

A exposição fixa possui 5 temas que se relacionam com 5 perguntas: Cosmo (De onde viemos?), Terra (Quem somos?), Antropoceno (Onde estamos?), Amanhã (Para onde vamos?) e Nós (Como queremos ir?). O museu possui 30 consultores brasileiros e estrangeiros, além de receber apoio de várias instituições nacionais e internacionais.

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã

O horário de funcionamento é de terça a domingo, de 12h às 19h, fechado às segundas.
O ingresso custa R$ 10,00 e a meia R$ 5,00.

Para mais informações é só acessar o site do Museu Do Amanhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s