Arquitetura Grega

Uma das civilizações mais importantes para a história da arquitetura no mundo foi a grega. Ela teve seu inicio no Mundo Egeu, onde várias civilizações foram surgindo entre o terceiro e segundo milênio antes de Cristo. Banhada pelos mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo ela foi formada por povos nômades, como jônios, eólios e dórios, e essa mistura resultou na grande riqueza arquitetônica que conhecemos hoje.

GRECIA-ANTIGA

Mapa da Grécia Antiga mostrando a localização dos povos nômades

Essa arquitetura é mundialmente conhecida pelos seus exuberantes templos dedicados as divindades gregas, como Atena e Zeus. Porém ela teve seu primeiro protótipo no Mégaron, construção que inicialmente era usada como sala do trono de palácios micênicos e cretenses, que depois foi adotado pelos dórios, se tornando local principal da casa grega e inspiração para os templos. Vale ressaltar que os moradores desses tipo de edificação eram os que possuíam maior poder aquisitivo. Possuía uma sala quadrangular, um pórtico ou as vezes um vestíbulo suportado por duas colunas e seu interior era extremamente adornado por pinturas.

post-1-068181300 1284460313

Representação de um Mégaron

A Pólis grega (modelo antigo das cidades gregas) possuía diversos lugares importantes, como a Ágora, praça principal rodeada de construções publicas e pórticos, centro da vida grega, onde aconteciam feiras e debates públicos, espaço dedicado a cidadania, ao direito do povo de ter a mesma voz.

Vestígios da Ágora de Atenas

Vestígios da Ágora de Atenas

Maquete baseada nos vestígios da Ágora de Atenas

Maquete baseada nos vestígios da Ágora de Atenas

Ao contrário do que se pensa, as Basílicas não são exclusivamente criação romana. Construídas de maneira totalmente diferente, na Grécia Antiga já existia a utilização deste termo para fazer referência a edificação destinada a assembleias gregas.

Basílica de Pestos. Magna Grécia. Meados do séc.VI a.C

Basílica de Pestos. Magna Grécia. Meados do séc.VI a.C

Outro elemento arquitetônico existente na Pólis Grega era a Stoa, uma espécie de calçada coberta para circulação pública, onde os comerciantes podiam vender suas mercadorias, as vezes ocorriam rituais religiosos, entrem diversas outras atividades. Elas ficavam localizadas ao redor da Ágora, e foram construídas de duas formas. As primeiras eram cercadas por colunas e abertas nas entradas, já as que foram sendo construídas a partir de um certo período possuíam  dois andares, com um telhado cobrindo as colunatas internas.

stoa atalo

Stoa de Átalo, localizada na antiga Ágora de Atenas

Outra importante construção grega foi o Anfiteatro. Ele era construído ao ar livre, em forma de semi-circulo, e para ser democrático, ou seja, todos terem a mesma visão da apresentação, era construído na encosta de montes, aproveitando seu declive. Seu formato também auxiliava na acústica da peça. A parte dedicada para a plateia era formada por cercis, assentos entre duas passagens escalonadas  e  diazomas, uma passagem entre os assentos superiores e inferiores. Já na área cênica do teatro, ele possuía a  orquestra, dedicada ao coro; os párodos, que eram passagens laterais para o anfiteatro; as paraskenes, que serviam de alojamento para os atores; o proscênio, lugar onde eles se apresentavam e a skene que era o cenário, o fundo da representação.

Partes do Teatro Grego

Partes de um Anfiteatro Grego

teatro her

Odeão de Herodes – Anfiteatro Grego

Aqui falamos de algumas das mais incríveis obras da arquitetura grega. No próximo post sobre arquitetura grega falaremos sobre os templos gregos e as ordens, importante legado que enriquece a cultura mundial com sua beleza e técnica.

Ordens e Templos Gregos →

Referências:

ROBERTSON, D. S. Arquitetura Grega e Romana. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LAWRENCE, A. W. Arquitetura Grega. São Paulo: Cosac e Naify Edições, 1998.

BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo: Perspectiva S.A., 1997.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s