Livros para Arquitetura

Durante o curso de Arquitetura os professores indicam milhares de livros para auxiliar no estudo e desenvolvimento de trabalhos. Alguns você só vai usar na faculdade, outros você vai levar para a vida toda. 

Três livros foram muito importantes para eu ter noção do que esperar da minha futura profissão, e me auxiliaram muito no primeiro ano de faculdade, e são esses três livros que vou indicar para vocês na dica de hoje.

O que é Arquitetura? – Carlos A. C. Lemos

bras_que_arquitetura

Esse livrinho, com 80 páginas, foi o que eu mais tive contato no primeiro ano. Em quase todas as minhas aulas os professores citavam ele, ou passavam exercícios relacionados com ele. Uma ótima introdução para quem está começando o curso, ele possui quatro capítulos muito bem interligados, falando desde o que seria uma construção bela; um pouco sobre a história da arquitetura; o tão famoso Partido Arquitetônico , que vocês vão ouvir falar muito e finaliza falando sobre a arquitetura moderna. Apesar de antigo, ele é uma excelente base teórica para qualquer jovem arquiteto.

Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem – Francis D. K. Ching

ching

Para alunos do primeiro semestre, Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem pode salvar um trabalho. Quando entramos na faculdade nem sempre temos um conhecimento profundo ou até mesmo superficial sobre arquitetura, algumas pessoas até tem alguma noção, mas nem sempre é assim. Esse livro é ótimo para analisar projetos, ele funciona como uma introdução ao vocabulário básico, analisando a composição do espaço e da forma projetada. Extremamente didático ele possui vários desenhos exemplificando cada situação e ainda acompanha um CD- ROM.

Arte de Projetar em Arquitetura – Peter Neufert

neufert-715x1024

A Bíblia da Arquitetura ou o livro que todo arquiteto deve ter. No primeiro e segundo semestre não tive muito contato com ele, mas mesmo assim os professores sempre falavam e incentivavam os alunos a terem contato e conhecer, porque ele é quase que indispensável para aprendermos a projetar. É mundialmente conhecido e possui tudo que você imaginar em relação a projeto e para todo tipo de projeto. Já está na sua 18ª Edição, que mantém a proposta inicial, porém atualiza e completa seu conteúdo.

Todos eles vão contribuir para sua formação e para seu conhecimento, e mesmo que o preço de alguns possa ser salgado, investir na nossa bagagem intelectual é sempre muito proveitoso. Existe outros diversos livros e revistas muito bons, converse com seu professor, pesquise, vá em livrarias e bibliotecas, conhecimento nunca é demais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s