A Casa de Dona Dalva, de Vila Matilde para o Mundo

Normalmente o uso da arquitetura está associado a grandes e luxuosas construções que não estão ao alcance de grande parte da população brasileira. Isso é o que muitos pensam, mas não é por aí, a casa da doméstica Dalvina Borges Ramos de 74 anos, moradora da Vila Matilde em São paulo, provou o contrário.

Construída com poucos recursos, essa casa é a prova de que a arquitetura é a arte de projetar ambientes que proporcionem conforto e qualidade de vida com estética, podendo ser acessível a qualquer pessoa e não uma profissão destinada a atender somente as necessidades de grandes magnatas.

A Casa de Vila Matilde como ficou conhecida ganhou destaque e se tornou notícia em vários sites, mas foi no início desse mês que esse projeto recebeu um prêmio super bacana e merecido. O Building of the year, é um prêmio do Archdaily que elege as melhores construções do mundo através de uma votação feita pelo seus leitores, e a edição de 2016 contou com 14 vencedores, um deles foi a Casa de Vila Matilde.

O projeto é do escritório Terra e Tuma Arquitetos, que tiveram a missão de construir a casa do “zero” com a economia de 150 mil reais poupados por Dona Dalva durante sua vida.

Além do orçamento baixo, o grupo de arquitetos responsáveis ainda tiveram o desafio do prazo que também era apertado. Mas apesar de tudo, o projeto de poucos recursos foi concluído e entregue no prazo de seis meses.

A casa tem disposta no primeiro piso uma sala de estar e jantar, lavabo, cozinha, lavandeira e uma suite, conectados por um pátio jardim, já no piso superior um quarto à mais para visitas e um jardim na laje.

Feita com o uso do concreto aparente e vidro, a casa tem um visual moderno e que atende as necessidades de Dona Dalva, que cogita a possibilidade de fazer o acabamento da residência futuramente.

Uma solução inteligente que gerou um reconhecimento mundial, que isso se torne uma inspiração para muitos arquitetos(as).

Anúncios

Um comentário sobre “A Casa de Dona Dalva, de Vila Matilde para o Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s