Arquitetura Romana I

Sem dúvidas o Império Romano foi o maior império da antiguidade. Conquistou diversas terras além de contribuir de diversas formas com a sociedade ocidental. Em sua história teve três períodos principais, a Monarquia (753 – 509 a. C), a República ( 509 – 27 a. C) e o Império (27 a. C. – 476 d. C), período aonde alcança sua maior extensão com o imperador Trajano.

 Império Romano em sua máxima extensão sob comando do imperador Trajano

Império Romano em sua máxima extensão sob comando do imperador Trajano

A arquitetura e a arte romana não possuem uma certa padronização como na grega. Isso acontece porque os romanos conquistaram diversos povos e foram-se apropriando de técnicas e estilos utilizados por eles. Ou seja, não havia um estilo romano, e sim temas romanos que podiam ser observados em qualquer localidade do império. As principais características da arquitetura era o uso de arco e abóbodas e a solidez nas construções.

Os arcos eram usados em pontes, aquedutos, galerias e nas abóbadas. Eles chegavam a cobrir uma distancia de 46 metros, além de sustentar seu peso e de outros e por isso cercavam grandes espaços. O que permitia sua construção era a chave, localizada bem ao meio de sua estrutura, graças a ela o arco podia possuir aquela forma e cobrir qualquer espaço.

Estrutura de um arco

Estrutura de um arco

Mediante essa nova tecnologia os aquedutos puderam ser feitos e facilitaram a distribuição de água nas cidades romanas. Eles possuíam canaletas para o transporte da água e eram feitos de pedras. Enormes, costumavam ir do reservatório direto para a cidade, por esse motivo a água não sofria tratamento e chegava com sujeira e impurezas.

Aqueduto de Segóvia

Aqueduto de Segóvia

Aqueduto de Segóvia

Aqueduto de Segóvia

Outra construção feita a partir do uso dos arcos eram os Arcos do Triunfo, feito em homenagem a imperadores para representar seus feitos e conquistas. Geralmente eram construídos de pedra ou então de mármore, isso dependia da disponibilidade do material. Eram adornados com imagens representando a conquista do imperador, todas em relevo.

Arco de Trajano

Arco de Trajano

Uma importante contribuição dos romanos para o mundo de hoje foi a construção de estradas, para interligar os reinos que haviam conquistado. A primeira estrada construída por eles que se tem conhecimento foi a Vila Ápia (312 a.C), com uma largura média de 4, 5 metros e apresenta traços primitivos de um caminho para pedestres.

Via Ápia

Via Ápia

Estruturas das Estradas

Estruturas das Estradas

Os Banhos Públicos, mais conhecidos como Thermas, eram importantes construções voltadas para a sociedade, as casas romanas não possuíam locais para banho, e por isso muitos iam as Thermas. Mas vale lembrar que não era qualquer um que podia utilizar os banhos públicos, apenas os romanos de alta classe aproveitavam desses espaços com piscinas aquecidas.

Thermas de Caracala

Thermas de Caracala

Maquete de como seria as Thermas de Caracala

Maquete de como seria as Thermas de Caracala

Por fim, mas não menos importante, as casas romanas. Elas se desenvolviam em voltas de dois espaços abertos, o Átrio, que é a entrada principal e o Peristilo, que é o jardim. As casas eram fechadas e possuíam telhados de água convergente. As casas dos romanos mais ricos possuíam os baldeum, thermas em escala menor.

Representação de uma Casa Romana e suas instalações

Representação de uma Casa Romana e suas instalações

Vestígios de uma casa Romana

Vestígios de uma casa Romana

Vestígios de uma casa Romana

Vestígios de uma casa Romana

A arquitetura romana é muita rica para ser descrita em apenas um post. Semana que vem continuaremos explorando essas riquezas da antiguidade.

Referências:

ROBERTSON, D. S. Arquitetura Grega e Romana. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo: Perspectiva S.A., 1997.

Anúncios

2 comentários sobre “Arquitetura Romana I

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s