Educação e Tecnologia unidas

Quem nunca quis aprender brincando? Ou tem uma aula muito maçante e não vê a hora de chegar em casa para jogar no vídeo game ou computador? Um professor de Vila Velha conseguiu juntar o útil com o agradável e ensinar urbanismo a partir do SimCity.

Para quem não conhece, SimCity é um jogo de simulação, onde o jogador cria e administra sua cidade. Não tendo fim, esse jogo, além de durar anos e anos, permite que o usuário resolva os problemas da cidade, com um limite de tempo.

sc4_2

SimCity

Foi em 2014 que o professor Pablo Lira decidiu utilizar o jogo para ensinar os alunos de Arquitetura e Urbanismo na sua aula de Fundamentos Sociais, Econômicos e Ambientais da Universidade de Vila Velha no Espirito Santo . Ele dividiu sua turma em grupos de cinco pessoas, com um lider que seria o coordenador e os outros teriam funções equivalente a de secretários municipais.

Mesmo o jogo possuindo certas limitações que os alunos não encontrariam na vida real, ele contribui diretamente para o entendimento sobre conceitos de mobilidade, como a hierarquização das vias, e de sustentabilidade. No final do semestre os alunos tinham que apresentar os resultados obtidos em suas cidades e a sala decidiria qual das cidades mais chegou perto de uma cidade sustentável.

“A principal vantagem em usar o game com os alunos é aumentar o engajamento de uma forma lúdica e inovadora. O conceito de cidade moderna, do Le Corbusier, por exemplo, pode ser aplicado no jogo para verificar se causa alguma adversidade, ficou mais fácil estudar o seu funcionamento”, diz o professor contente com o resultado.

Isso nos mostra que tecnologia e educação podem sim ser aliadas na hora dos estudos. Além de entreter ela pode aguçar o interesse do aluno pela matéria e pela sua futura profissão. Para mais informações sobre esse jogo é só clicar aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Educação e Tecnologia unidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s