Hoje estamos estreando nossa categoria DIY !!! E vamos ensinar vocês a fazerem uma decoração super bacana que já falamos aqui no blog, a Flâmula.
Além de ser uma tendência de decoração, ela compõe muito bem em qualquer ambiente, e o melhor é super fácil de fazer, então confere aí!
A arte da Flâmula
A primeira coisa a fazer é escolher o que você vai querer escrever ou desenhar na sua flâmula, eu me inspirei nesses quadros:
Mas você pode usar recortes de jornal, ou uma palavra que queira pintar no tecido. Após escolher a arte da peça, desenhamos com o auxilio de uma folha vegetal os desenhos acima, depois passamos esse desenho para uma folha de canson, recortamos e colorimos com canetinha. Desenhos prontos, vamos a flâmula!
Passo a passo: Confecção
Para fazer a flâmula, você precisará de um molde, então utilizamos uma folha de papel sulfite para tal, dobramos ela ao meio e em seguida traçamos uma reta com o angulo de 30° no canto inferior, e outra de 2 cm no topo da folha, como mostra a imagem, cortamos as parte indicadas e obtemos o nosso molde:
Com o molde pronto, pegue um pedaço de tecido e o dobre ao meio, posicione o molde no tecido fazendo com que o topo do desenho fique em cima da dobra, contorne o molde com o auxílio de uma caneta ou lápis e depois corte deixando uma pequena borda envolta para fazer o acabamento.
O resultado será esse, como mostra a figura abaixo:
Faça um pique com a tesoura nas laterais da flâmula, e com o auxílio de um ferro passe as bordas para dentro, escolha qual dos lados será a frente da flâmula e então cole, desenhe ou pinte a arte que você escolheu. Abra o tecido e posicione o palito de churrasco no meio, passe cola em volta de toda flâmula, somente nas bordas, e una os dois lados, as bordas permitem uma acabamento mais bonito da peça.
A flâmula está quase pronta, só falta o detalhe final:
Corte um pedaço de linha e amarre em uma das laterais, enrole mais um pouco e deixe um pedaço solto que será usado para pendurar a flâmula, enrole o restante de linha na outra ponta e amarre, corte o que sobrar.
Pronto! Sua flâmula esta pronta para ser usada e apreciada! Abaixo fizemos o passo a passo de um outro modelo, confira:
Agora é só colorir e dar vida aos ambiente, e se você acha que não faz diferença, olha como mudou a nossa área de trabalho:
Espero que vocês tenham gostado, façam em casa e nos mande uma foto com a hashtag #diyconcretoemcurva e nos marque nas redes sociais, deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários, e até o próximo DIY!
Um comentário sobre “DIY – Flâmula – Fácil e barata!”