Arquitetura atípica da China pode estar com os dias contados

A arquitetura ousada e incomum da China pode estar com os seus dias contados, isso porque o país pretende não financiar mais este tipo de construção.

A China, mas precisamente Pequim sua capital, é famosa arquitetonicamente por ter vários arranha-céus que se destacam por apresentarem um estilo próprio, fora do comum, mas que não tem agradado há algumas pessoas, inclusive o presidente da China, Xi Jinping.

Em um discurso realizado pelo presidente em 2014, ele pedia o fim da construção desses edifícios “bizarros”, desde então este assunto tem fomentado discussões a cerca do futuro da arquitetura no país.

Segundo o New York Times, uma medida foi tomada pelo Gabinete da China e o Comitê Central, dizendo que não será mais aprovado construções consideradas estranhas, sem tradições culturais, caras e inadequadas, ou seja, construções pouco convencionais deverão ser substituídas por construções “agradáveis aos olhos”. A medida também prevê o fim da construção de condomínios fechados.

A questão é que essa medida pode afetar o estilo característico, único e peculiar da arquitetura chinesa, que está sendo ameaçada por uma necessidade de padronização estética, quando na verdade o “belo” pode ressoar de diferentes formas para as pessoas. A arquitetura pouco formal da China, mas especificamente de Pequim, é o que faz dela interessante, arranha-céus “normais” existem no mundo todo. É possível pensar o urbano, ser sustentável e econômico sem deixar de lado a criatividade.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Arquitetura atípica da China pode estar com os dias contados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s