Marquise Minhocão

Quem já foi a São Paulo ou conhece um pouco sobre a cidade sabe de um grande problema que corta a capital da região central até a zona oeste: o Minhocão. Construído em 1971 para “melhorar” o transito da cidade, o elevado Costa e Silva não atingiu seu objetivo e se tornou um grande problema para os moradores da área e para o transito.

Além de sempre estar congestionado quando está aberto para automóveis , ele gera um dos maiores níveis de poluição da cidade, tanto atmosférica como sonora. Atualmente ele não fica mais aberto direto, nos feriados só fica aberto para pedestres, ciclistas e skatistas durante todo o dia, e aos sábados, das 15h até as 6h30 de segunda-feira. Nos dias úteis, fica fechado para os carros de 0h30 até as 6h30.

O prefeito Fernando Haddad (PT), sancionou hoje (09/3) a Lei nº 439/2015, que prevê a criação do Parque Minhocão no elevado Costa e Silva. Mas isso é apenas nos horários que ele está fechado para automóveis, essa lei acaba sendo mais simbólica, não trazendo muitas mudanças para o quadro crítico do minhocão. Algumas pessoas são a favor dele se tornar um parque integralmente, outras preferem a demolição do elevado.

Um dia depois do minhocão se tornar o Parque Minhocão, o escritório Triptyque, em parceria com o paisagista Guil Blanche e a Interbrand doou para a prefeitura de São Paulo o projeto que transforma a parte inferior do minhocão na Marquise Minhocão.

A proposta deles é dar vida e utilidade a parte inferior do minhocão, através de iluminação, criada a partir das divisões das pistas, adicionar vegetação, cores e atividades divididas em quatro módulos: cultura, alimentação, serviço e comércio. Ele será dividido em blocos nomeados como os postos do Rio de Janeiro.

Estima-se que 20% da poluição produzida pelo minhocão diminuirá com esse projeto, que envolveria a vegetação em todo seu entorno. A prefeitura de São Paulo já aprovou a ideia, que para sair do papel só está a espera de patrocínio.

Queremos saber a opinião de vocês também, vocês acham que a melhor solução pro Minhocão é essa? Comentem e compartilhem com a gente. Para mais informações sobre o projeto é só clicar aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Marquise Minhocão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s