Jogos De Simulação para Arquitetura

Há algumas semanas atrás falamos sobre um professor que ensina urbanismo com jogos para seus alunos. Se você não viu é só clicar aqui para conhecer a história desse professor e como essa nova abordagem está sendo desenvolvida. Gostamos tanto do tema que resolvemos procurar alguns jogos, uns até bem lúdicos, sobre construção e administração de cidades, parques, residências etc. Alguns eu tenho certeza que vocês já conhecem, então vamos lá.

Minecraft

Com certeza você já ouviu fala sobre o Minecraft alguma vez na vida.Ele  é um jogo que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais tudo nele é feito. Ele começou a fazer sucesso em 2009 (sim ele é antigo) e até hoje existem pessoas que jogam. Por ser basicamente feito de blocos, a maioria dos objetos, paisagens e edificações são compostos por eles, podendo ser removidos, empilhados e apagados em qualquer momento. Ele é um jogo sem “ganhador” porque não tem nenhuma meta a atingir nem um final. Muitas pessoas se superam e transformam o Minecraft em um programa 3D, e nos fazem ficar de boca aperta com os resultados. Separamos alguns pra vocês.

The Sims

Quem nunca jogou The Sims? Seja em casa ou em qualquer colega na infância ou até hoje. Eu mesma sou suspeita de falar, e pra mim a melhor parte são as reformas ou construções de residencias para os Sims. O primeiro jogo foi lançado em fevereiro de 2000 (estamos ficando velhos?) por Will Wrigh, a ideia inicial era que ele fosse um simulador de arquitetura, uma espécie de SKetchUp com os Sims, que julgariam o imóvel, mas perceberam que controlar as pessoas era muito mais legal, e assim começou o grande sucesso que se estende até hoje. Ele possui quatro versões que foram se aprimorando com o tempo, a ultima é considerada a mais evoluída e com o melhor gráfico de toda franquia. E obviamente a parte destinada para a construção é incrível e fácil de mexer, alguns dos meus colegas de sala usam The Sims na aula de Projeto, devido a facilidade.

 

Roller Coaster Tycoon

Engana-se quem acha que arquiteto só pode construir edificações. Podemos fazer parque sim, porque não? E esse jogo pode nos dar alguma inspiração. Lançado em 1999 e criado pelo programador Chris Sawyer esse foi outro sucesso que divertiu crianças e adultos no mundo inteiro. Nele o jogador cria, administra e deve cumprir vários objetivos para atrair a maior quantidade de visitantes possível para o seu parque. Ele possui quatro versões, a Roller Coaster Tycoon 1, 2 e 3 e a Roller Coaster Tycoon 3D, que é a mais atual. Boatos que a RollerCoaster Tycoon World, sequência da versão três, será lançada ainda esse ano para computadores. 

Cities Skyline

No post sobre o professor de Vila Velha falamos sobre o SimCity, usado para ensinar urbanismo. Porém a um ano atrás um concorrente de peso foi lançado, e já é tido como melhor jogo do gênero. Cities Skyline já conquistou seu lugar e vem sendo chamar como o melhor jogo de construção e administração de cidades. Seu gráfico é de primeira qualidade, ele te controla para que você não saia gastando tudo o que você tem, e possui uma função mega interessante os moradores da cidade possuem twitter e sempre compartilham ideia, dicas e criticas sobre a cidade com você.

Gostou dos jogos? Conhece alguns? Joga outros? Então conta ai pra gente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s