Vida e obra: Zaha Hadid

No post de hoje resolvemos homenagear uma grande arquiteta que nos deixou ontem, 31 de março, Zaha Hadid.

Pouco se houve falar de arquitetas mulheres, o que não significa falta de competência e criatividade, muito pelo contrário, Zaha Hadid é a prova disso, arquiteta há mais de 30 anos construiu um repertório de grandes projetos pelo mundo.

Nascida em Bagdá no ano de 1950, se formou em matemática e posteriormente em arquitetura na cidade de Londres. Durante sua carreira colecionou diversas conquistas dentre elas a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects e o Prêmio Pritzker, um dos prêmios mais importantes no ramo de arquitetura.

Suas construções ousadas de traços curvos fizeram sua marca, seu escritório conta com mais de 900 projetos distribuídos por 44 países diferentes. O London Aquatics Centre de Paris, o Guangzhou Opera Housa da China, o Museu de Arte de Riverside em Glasgow e o Heydar Aliyev Cultural Center de Azerbaijão são algumas de suas obras mais famosas.

Polêmica, suas construções nem sempre eram viáveis, como o estádio das Olimpiadas de 2020 no Japão, onde seu orçamento alcançava a margem de 2 bilhões de dólares.

Ousada, polêmica, criativa, futurista, Arquiteta. Aos 65 anos de idade, Zaha Hadid era a arquiteta mulher mais famosa do mundo. O seu traço eternizado por suas exuberantes construções, estará presente por muitas gerações mostrando o quão talentosa era. Hoje Zaha Hadid descansa ao lado de tantos outros profissionais geniais que assim como ela marcaram sua existência através de seu trabalho.

Heydar Aliyev Cultural Center de Azerbaijão

Heydar Aliyev Cultural Center de Azerbaijão

Museu de Arte de Riverside em Glasgow

Museu de Arte de Riverside em Glasgow

London Aquatics Centre de Paris

London Aquatics Centre de Paris

Guangzhou Opera Housa da China

Guangzhou Opera Housa da China

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s