Arquitetura Barroca

A palavra Barroco tem como um de seus significados pérola irregular, imperfeita. Com certeza foi um ótimo nome para esse tipo de arquitetura. Antes de entrarmos propriamente no estilo, devemos entender como e porque ele surgiu tanto na arquitetura como nas artes.

Entre 1545 e 1563 a igreja católica realizava o Concílio de Trento, em resposta a reforma protestante de Lutero em 1517. Esse período ficou amplamente conhecido como Contrarreforma. O Concílio tinha como objetivo reafirmar os dogmas da Igreja, ou seja, sua verdade absoluta. Entre esses dogmas estão os sacramentos, a existência de Deus e da Santíssima Trindade. Alguns dos outros objetivos eram fundar escolas para formação do clero; criar um Índex, ou seja, uma lista de livros que era proibida a leitura. Reorganizar a Igreja, ou seja, suas ordens religiosas e glorificar novos santos, como São Inácio.

Outra medida tomada pela Igreja Católica contra os protestantes era a Inquisição, praticada entre os séculos XVI e XVIII. Essa não era uma prática nova, porém ela foi acentuada durante o período da Contrarreforma, por ter sido dado amplo poder de perseguição para os reis católicos contra quem tinha ideias opostas a da Igreja.

Em dezembro de 1563 foi realizada a última reunião do Concílio, na qual foi definida a responsabilidade das artes na Contrarreforma. Elas deveriam ser usadas como um objeto de persuasão e apoio ao ensino religioso. O Concílio recomendou que elas mostrassem a verdade em relação história de Cristo, santos e cenas de martírio, deveriam ser simples e fáceis de entender, sem nu nas pinturas e referências pagãs e o artista deveria demonstrar uma interpretação realistada cena. O único tratado Tridentino sobre arquitetura foi o de Carlo Borromeo (1577) sobre a reforma das igreja. Alguns pintores barrocos famosos são Caravaggio e Carracci.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na arquitetura Barroca principais regras do Renascimento são deixadas de lado. Já não é seguido a risca a proporção e as ordens greco-romanas. Vale ressaltar que essa falta de preocupação com as regras renascentistas era mais aplicado na Itália, o barroco não foi o mesmo em todo território europeu, em alguns lugares, como na França ou na Inglaterra ele possui diversas características Renascentistas e só é considerado Barroco por alguns detalhes e pela época, com isso geralmente é chamado de Barroco Tardio.

As características principais dessa arquitetura que a fazem diferir das outras são o uso de colunas torsas ou salomônicas que possuem o fuste torcido de maneira helicoidal; o frontão interrompido; a glória que representa o triunfo da religião mostrando o celestial; a quadratura, que é uma pintura feita com a técnica do trompe l’oeil, uma ilusão de óptica que alonga em perspectiva o teto das igrejas, geralmente retratando cenas bíblicas, e até mesma a glória que acabamos de citar; a cártula também é outro artificio utilizado nas igrejas barrocas, ela é um painel oval bordejado de volutas ou cristas, usados tanto nas igrejas como nos palácios, e geralmente fica no frontão interrompido. As ordens colossais também aparecem nos edifícios barrocos, são colunas que atravessam mais de um pavimento e diferente das outras ordem não tem relação com o estilo e sim com a estrutura. E por fim as paredes côncavas e convexas  que aparecem em várias obras do período.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os principais arquitetos do barroco foram Borromini, Bernini e Guarini que contribuíram para a vasta quantidade de obras barrocas presentes em toda Europa e principalmente na Itália.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

2 comentários sobre “Arquitetura Barroca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s