Novas Obras de Oscar Niemeyer são tombadas

Na última sexta feira, 06 de maio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou mais três obras do grande arquiteto Oscar Niemeyer. Os três monumentos tombados foram o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói (RJ), o Conjunto do Parque do Ibirapuera (SP) e a Passarela do Samba, o sambódromo do Rio.

Sabendo da importância dessa decisão para o nosso país e para a conservação desses três incríveis projetos, resolvemos contar e mostrar a vocês um pouquinho deles.

O Museu de Arte Contemporânea foi inaugurado em 1996 e está implantado no Mirante de Boa Viagem. Ele foi uma iniciativa do prefeito Jorge Roberto Silveira e hoje é um dos cartões postais da cidade de Niterói. Quer saber mais sobre a história desse museu? O site oficial do MAC conta ela para você.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Inaugurado em 1954 para comemorar os 400 anos da cidade de São Paulo, o Parque do Ibirapuera possui um conjunto de prédios criado por Niemeyer e o paisagismo do parque foi feito por Burle Marx. É sem duvida um dos pontos mais conhecidos de São Paulo e um dos mais agradáveis devido a grande quantidade de plantas existentes no local. O site do parque também conta sua história por meio de textos, depoimentos escritos e fotos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por fim, mas não menos importante temos a Passarela do Samba, também conhecida como Sambódromo do Rio de Janeiro, inaugurada em 1984. Ela foi projetada para substituir as arquibancadas provisórias que eram usadas durante a época do carnaval. Como os outros monumentos é extremamente conhecida no Brasil e no Mundo. Fundação Oscar Niemeyer conta um pouco sobre a percepção e história desse projeto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Antes de morrer Niemeyer mandou ao IPHAN, como sugestão, uma lista com 24 obras de sua autoria para serem tombadas. Três já foram, vamos torcer pelas outras agora.

Anúncios

Um comentário sobre “Novas Obras de Oscar Niemeyer são tombadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s