Paulo Mendes da Rocha e o Leão de Ouro

Esse sábado começa a 15ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza e pela primeira vez um brasileiro irá receber o Leão de Ouro, importante e principal prêmio entregue na bienal. Paulo Mendes da Rocha foi recomendado pelo curador do evento, Alejandro Aravena, arquiteto chileno ganhador do Prêmio Pritzker 2016.

Quando anunciaram seu nome como ganhador do prêmio, os organizadores da bienal definiram suas obras com a seguinte colocação:

“O atributo mais impressionante de sua arquitetura é sua atemporalidade. Muitas décadas depois de construídos, cada um de seus projetos tem resistido ao teste do tempo, tanto estilisticamente quanto fisicamente. Sua consistência surpreendente talvez seja consequência de sua integridade ideológica e seu gênio estrutural. Ele é um desafiador não conformista e, simultaneamente, um realista apaixonado”

Nascido no Espírito Santo, em 1928, Paulo se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É arquiteto, urbanista e professor. Não é a primeira vez que ele recebe algum prêmio importante no mundo da arquitetura, ele já recebeu o Prêmio Mies van der Rohe em 2000 e o Pritzker, o “Nobel” da arquitetura, em 2006.

Em entrevista para o Fantástico, que foi ao ar esse domingo, humoradamente ele disse que geralmente os velhos recebem prêmios como um lanchinho antes de ir embora. Discordamos completamente, porque ele, como outros grandes arquitetos, receberam esses prêmios pela influência, talento e técnica que eles exerceram sobre várias gerações e exercem até hoje. O blog Concreto em Curva parabeniza esse exímio arquiteto pelo prêmio mais que merecido, porque como alunas do curso de arquitetura temos ele como referência para nossa bagagem cultural e intelectual.

Separamos algumas obras dele como meio de homenagem e também para quem não teve a oportunidade de assistir a matéria feita com ele é só clicar aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s