Arquitetura Rococó

Rococó é um estilo arquitetônico desenvolvido entre o barroco e o neoclássico no século XVIII, principalmente nas regiões da Áustria, Alemanha e França. Seu nome deriva da palavra francesa Rocaille (concha), um elemento decorativo que aparece com frequência na arquitetura e em outras vertentes do estilo.

Extremamente estudado pelos Designers de Interiores, esse estilo faz um tratamento maior da arquitetura em seu interior, contrastando com seu exterior sóbrio e sem exageros.

Algumas das características principais do Rococó são a utilização de cores suaves e etéreas; o abandono das ordens clássicas, principalmente das regras canônicas que regiam essas ordens como obrigatórias. Começa-se a elaborar estudos empíricos de comodidade e estes mostram a diferenciação funcional dos cômodos, algo não feito até então. Ele é comumente relacionado com a natureza, por causa de suas formas curvilíneas e sinuosas. Outras característica marcante desse estilo é a utilização de anjos querubins pra compor a decoração e de imensas escadarias, como a do Palácio de Würzburg, na Alemanha.

É no Rococó que as artes menores ganham extrema importância, o mobiliário começa a ganhar mais atenção e ser um elemento de destaque. As pinturas, esculturas, artes decorativas e arquitetura se fundem para o alcance de uma arquitetura leve e rica.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

4 comentários sobre “Arquitetura Rococó

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s