Do cigarro para a Construção

Já imaginou a quantidade de pessoas que fumam no mundo? E a quantidade de descarte de bitucas de cigarro? Estima-se que um terço da população adulta mundial fume, o que seria equivalente a um bilhão e duzentos milhões de pessoas e o tempo de decomposição de um filtro do cigarro varia entre 1 a 2 anos, mas em alguns casos pode chegar até a 20 anos.

Para que a quantidade de cigarro jogado fora diminua e afete menos o meio ambiente seria necessário que as pessoas parassem de fumar, mas sabemos que isso dificilmente aconteceria em grande escala. Então o que pode ser feito para diminuir a quantidade de cigarros jogados no meio ambiente? Pesquisadores do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT University) podem ter encontrado uma alternativa.

2873349382_e6808eb56b_o

A ideia consiste em criar tijolos mais leves e eficientes adicionando a sua composição as bitucas, com isso eles diminuiriam a quantidade de lixo tóxico gerado pelo cigarro. O Dr. Abbas Mohajerani é o responsável por liderar a equipe.

O processo seria realizado antes da queima do tijolo, misturando cerca de 1% de uma massa resultante das bitucas do cigarro com a argila, material comumente utilizado na fabricação dos tijolos. Utilizando os filtros do cigarro o processo de queima diminui em até 58%, e não altera nenhuma característica essencial do mesmo, e durante esse processo os poluentes ficam dentro do tijolo eliminando mais um problema de poluição.

Essa é uma ótima ideia que além de ecológica é mais econômica para os bolsos do consumidor. “Eles também são mais baratos para produzir em termo de consumo de energia, e quanto mais bitucas são incorporadas, menor o custo de energia” segundo o Dr. Mohajerani.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s