Wikkelhouse: A casa sustentável

Vivemos em uma época que a palavra sustentabilidade ganhou notoriedade frente ao desenvolvimento pouco ecológico que a humanidade vem sofrendo ao longo dos anos. O desgaste ambiental, o fim próximo de recursos importantes, a poluição eminente, entre tantos outros fatores recorrentes, nos faz refletir sobre o modo como estamos utilizando e negligenciando o planeta em que vivemos. E qual seria o nosso direito em destruí-lo? Acredito que nenhum.

Pensar de forma consciente deve ser algo elevado ao importante patamar das práticas diárias, e também incluído em todas as áreas de nossa vida, inclusive a profissional.

E tratando-se de arquitetura, área pela qual cultivamos com amor, a notícia de hoje não faz feio quando o assunto é sustentabilidade. Ficou curioso, então olha só:

Footer-Wikkelhouse-1

A Wikkelhouse é uma casa de papelão desenvolvida no estúdio holandês Fiction Factory que trouxe nesta nova forma de construção uma proposta com um impacto ambiental muito menor se comparado a construção tradicional.

Esta casa pode ser montada em apenas um dia, devido a sua forma compacta e por ser modulada pode assumir a forma que for mais conveniente a necessidade de seu dono.

Wikkelhouse_configuration

Sua estrutura consiste em 24 camadas de papelão unidas por uma cola sustentável que por fim são revestidas com madeira e alumínio, garantindo assim a integridade da casa quando esta estiver exposta a intempéries. Mas vale ressaltar que a vida útil da casa é avaliada em torno de 50 anos e sua estrutura é 100% reciclável.

Quanto a sua utilização não há finalidade específica, residência, escritório, loja, enfim, ela pode assumir a função que for desejada se apropriado.

Por enquanto esta novidade está disponível apenas em para países próximos a Holanda, pois como o próprio estúdio se pronunciou, eles querem acompanhar de perto o desempenho da construção, mas a intenção é que futuramente ela esteja disponível a várias nacionalidades.

Mas você deve estar se perguntado, e o valor desta ideia revolucionária? Pois bem, uma Wikkelhouse de até três segmentos pode custar cerca de 25 mil euros, o que convertido, ficaria próximo de 94 mil reais.

Além de todo conceito inovador e ecológico o designer é convidativo e contemporâneo, como vocês podem conferir nas fotos e no vídeo abaixo:

O que acharam? Deixe nos comentários! E se você ficou interessado e quiser saber mais sobre a Wikkelhouse acesse: www.wikkelhouse.com.

Anúncios

2 comentários sobre “Wikkelhouse: A casa sustentável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s