Brasil: Arquitetura Colonial

A arquitetura colonial, foi a arquitetura desenvolvida no Brasil desde o seu “descobrimento” em 1500, até a sua independência em 1822. Como vimos no post da semana passada, antes de 1500 o único tipo de construção existente no Brasil era a Arquitetura Indígena.

 As correntes estilísticas presentes aqui neste período foram importadas da Europa pelos colonizadores e adaptadas a colônia de acordo com os materiais e as condições locais. As construções coloniais desenvolvidas no Brasil apresentaram diferentes traços arquitetônicos sendo eles: RENASCENTISTAS, MANEIRISTAS, BARROCOS, ROCOCÓS e NEOCLÁSSICOS. (Veremos cada um desses estilos separadamente).

Linha do tempo da Arquitetura Colonial no Brasil

linha-do-tempo-arquitetura-colonial-brasileira-blog-concreto-em-curva

O desenvolvimento da arquitetura e urbanismo no Brasil começou a partir da década de 1530 com o impulso das capitanias hereditárias e o nascimento de novas vilas. Nesta época Salvador se tornou a capital do Brasil e recebeu junto ao título, o palácio do governador, residências, igrejas e conventos, todos construídos na parte mais elevada da cidade, a parte nobre. Já junto a baía, foram construídas infraestruturas destinada ao comércio. Este mesmo esquema de organização ocorreu em cidades como Olinda e Rio de Janeiro.

Esta forma de ordenação, “cidade alta” para habitação e administração e “cidade baixa” para comércio e atividades portuárias, lembra as organizações da principais cidades portuguesas. Contudo, este forma de organização também auxiliava na proteção da cidade devido ao recorrente risco de ataque por indígenas ou outras nações europeias.

Planta_da_Restituição_da_BAHIA,_por_João_Teixeira_Albernaz

Tendo como base a forma de organização que se formou na primeira capital do Brasil podemos analisar agora o primeiro estilo de construção desenvolvido aqui durante o século XIV, o Renascentista.

Anúncios

Um comentário sobre “Brasil: Arquitetura Colonial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s