O renascimento existiu no Brasil?

Hoje no nosso tópico de história resolvemos desenvolver com vocês um assunto que possui muito pouco conteúdo online, o renascimento no nosso país. Como falamos no post anterior a arquitetura só começou a ser desenvolvida no século XVI, e o renascimento nessa época já estava na sua terceira e última fase na Europa, conhecida como Cinquecento ou Renascimento-Tardio.

Entre o fim do Renascimento e o inicio do Barroco, foi denominado um novo estilo, conhecido como Maneirista, e este foi o maior exemplar do inicio da arquitetura em nossas terras. São quase inexistentes os registros sobre as construção renascentista no Brasil.

O pouco que se teve contato, mostra uma arquitetura um pouco diferente da feita na Europa entre os séculos XIV e XVI. Com outros materiais, geralmente os existentes na região, devido ao baixo custo e as fachadas eram bem mais simples e austeras.

Uma curiosidade sobre a arquitetura em nosso país é que o renascimento e o maneirismo são conhecidos como estilo chão, devido aos pontos em comum, vale lembrar que ambos são estilos diferentes, mas o pouco do renascimento que chegou aqui já era da terceira fase, o tardio, e por isso possui alguns pontos em comum com o maneirismo, que será comentado semana que vem.

Abaixo segue algumas fotos da igreja Nossa Senhora da Graça, que fica em Olinda. Com o passar dos anos ela sofreu algumas reformas, por isso ela não é inteira renascentista, e muitas vezes nem é considerada renascentista, e sim uma igreja de arquitetura estilo chão.

Anúncios

2 comentários sobre “O renascimento existiu no Brasil?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s