Baubotanik

Atualmente fala-se muito sobre como o homem deve viver em relação a natureza. É fato que o nosso planeta está sofrendo por não entendermos ou ignorarmos a necessidade de estabelecer e entender essa relação, esse modo de vida mais sustentável.

Mas nem todos estão parados, só a espera do pior que pode vir a acontecer daqui alguns anos. Cientistas, biólogos, arquitetos e diversos outros profissionais estão atrás de formas para que o homem possa viver juntamente com a natureza, oferecendo pra si próprio e para o mundo uma melhor qualidade de vida.

E é disso que se trata o Baubotanik. Essa é uma técnica arquitetônica que trabalha a planta como parte da estrutura do projeto, como um novo tipo de sistema estrutural. Ela foi desenvolvida pelo arquiteto Ferdinand Ludwig, na Alemanha.Para que essa estrutura exista e funcione é necessário o desenvolvimento de vários processos que envolvem poda, flexão, enxertia, e tecelagem da planta. Unindo metal e outros materiais que as plantas podem incorporar, o Baubotanik é um dos novos meios para unir o homem e a natureza, podendo assim começar a conviver em harmonia.

Não são todos os tipos de árvores que podem ser usadas nessa técnica, para isso elas devem ser flexíveis e vigorosas, com cascas finas que podem ser facilmente enxertadas, como o sicômoro / plátano (Platanus), o álamo (Populus) e o choupo-branco (Carpinus).O salgueiro, uma das primeiras plantas a serem testadas por ser uma das mais promissoras não atingiu os objetivos, devido a pouca durabilidade e problemas com as conexões entre a planta e o metal.

Esse sistema proporciona diversos benefícios, como o combate erosão do solo, produção de oxigênio, alimento para a fauna, abrigo, habitação e até mesmo economia de energia, devido a sua sombra e consequentemente reduzem a emissão de gases que agravam o efeito estufa.

Mas antes de qualquer coisa, é importante que exista consideração pelas plantas, pela forma que essas estruturas serão feitas, sempre observando as características biológicas desses seres vivos, que como nós, merecem ser tratados com respeito.

Gostou da ideia? Então procure saber mais no site da Baubotanik.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s