Art Nouveau

O estilo arquitetônico que iremos falar hoje se desenvolveu na Bélgica, entre 1890 a 1910, foi muito utilizado até a primeira guerra mundial. Art Nouveau ou Arte Nova, traduzindo literalmente, é considerado um estilo de transição, entre os historicistas para o moderno, o seu antecessor era o estilo eclético, que misturava diversos estilos, como barroco e gótico, em uma mesma edificação.

O Art Nouveau se opunha ao historicismo, pregava a originalidade com temáticas voltadas para a natureza. Se inspirava nas curvas, nas formas sinuosas da mesma, retratando não só animais e vegetações, mas também o ser humano inserido nesse contexto. Era extremamente aplicado na decoração, e também na arquitetura, design de joias, mobiliário e outros objetos, lembrando sempre o artesanal.

Os materiais mais utilizados eram vidro, ferro e cimento, dando a esse estilo uma nova qualificação, “a Arte da Industrialização”. Como já dito, os elementos sinuosos, ondulados, eram muito utilizados, porque não havia a preocupação com a simetria e proporção, o que os arquitetos procuravam eram um ritmo, quase que musical, que acompanhasse toda a construção, a partir dessa premissa naturalista do estilo.

No nosso país esse estilo foi sendo apropriado em algumas construções entre 1850 e 1910. Alguns aspectos da Art Nouveau começou a fazer parte dos projetos desenvolvidos nesse período, as cidades de Belém e Manaus, por exemplo, possuem vários elementos que foram incorporados as suas construções nessa época, o que coincide com o auge do Ciclo da Borracha, muito importante para a história do Norte de nosso país. Mas a Arte  Nova também possui outros exemplares no Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades brasileiras.

Separamos alguns exemplares de Art Nouveau para vocês. E continue acompanhando o Blog que teremos muito mais história pra contar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s